Contato
X
+

Saiba tudo sobre a viscosidade dos óleos lubrificantes

24/08/2022

SAE dos óleos: Conheça tudo sobre

A escolha do óleo correto para o seu veículo extrapola a questão da de lubrificação, pois ele age diretamente na vida útil do motor, além de o manter limpo e auxiliar a controlar a temperatura. Para isso, é preciso considerar o SAE do óleo. Vamos entender!

A classificação dos óleos lubrificantes é baseada exclusivamente na viscosidade SAE!

SAE (Society of Automotive Engineers) é uma classificação que indica o grau de viscosidade do óleo, se ele é monoviscoso ou multiviscoso, e este é representado pela letra W e acompanhado por números. No rótulo das embalagens, você encontra as principais informações do lubrificante e a classificação do SAE para o consumidor.

O número que antecede o W (winter) representa a viscosidade do óleo quando o motor está em repouso (frio), e quanto menor esse número for, menor será a sua viscosidade e o esforço do motor. Já o número que sucede o W (aquecido) apresenta a viscosidade do óleo a 100°C, quando o motor está funcionando.

A classificação de viscosidade SAE se divide em dois grupos

– Monoviscosos (o SAE apresenta apenas um número, como por exemplo “30” ou “10W”)

– Multiviscosos (representados por dois números, por exemplo, “10W-30”).

Os multiviscosos são os mais solicitados no mercado, justamente por terem a capacidade de reparo da viscosidade às diferentes temperaturas operacionais do motor. Diminuindo o desgaste inicial e, quando aquecidos, protegendo, limpando e controlando o arrefecimento para gerar menor formação de depósitos e reduzir o consumo de combustível.

No manual do fabricante, consta qual a viscosidade do óleo ideal para o seu carro. É importante ressaltar que o tipo de óleo se modifica conforme o modelo do veículo e dos motores. É possível trocar o óleo da montadora, desde que os índices de viscosidade (SAE) e aditivação (API) tenham a mesma função do recomendado original.

Sendo assim, é importante entender o significado desse processo e seus componentes para ter um bom serviço de troca de óleo. E atenção: opte sempre por marcas confiáveis.

Conheça a nossa linha Alfa X e veja como escolher o produto certo para o seu veículo. Compre original com a Saito.

No vídeo, o engenheiro mecânico Antônio Saito fala sobre qual tipo de lubrificante você deve escolher, além das diferenças entre eles. Não perca!

SAITO LUBRIFICAÇÃO - Todos os direitos reservados 2024 - Desenvolvimento - Agenzzia - Site e SEO.

X